Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mulher de político chinês confessou crime, diz jornal

Advogada Gu Kailai é acusada de ter matado empresário britânico em novembro

Seu marido, Bo Xilai, foi expurgado do Partido Comunista após o caso eclodir; antes, era forte candidato à sua cúpula

17.jan.2007/Reuters
Gu Kailai em foto de 2007, durante um evento em Pequim
Gu Kailai em foto de 2007, durante um evento em Pequim

DE PEQUIM

A advogada Gu Kailai, mulher do líder político expurgado Bo Xilai, teria confessado que matou o empresário britânico Neil Heywood e admitido crimes econômicos, informou ontem o jornal "South China Morning Post", de Hong Kong.

O julgamento de Gu, que começa amanhã, é considerado o processo criminal de mais alto perfil na China desde a condenação, em 1981, de Jiang Qing, a mulher de Mao Tsé-tung, acusada de estar por trás dos excessos da Revolução Cultural (1966-76).

Segundo o jornal, um dos procuradores do caso informou, sob anonimato, que Gu admitira o assassinato. Não foi possível confirmar a veracidade da informação nem as condições em que teria sido obtida a suposta confissão.

O processo corre em Hefei, longe de Chongqing, cidade do sudoeste onde o crime ocorreu e que até há pouco era governada por Bo, provavelmente o político chinês recente mais popular.

A decisão de fazer o caso tramitar longe da base política de Bo é vista como uma tentativa do governo central de dar um perfil mais discreto ao processo e evitar interferência de aliados do casal.

A expectativa é que Gu seja considerada culpada em um julgamento rápido -há a possibilidade de que ela seja condenada à morte.

O governo tenta encerrar o assunto antes da troca da cúpula do Partido Comunista, provavelmente em outubro, quando serão substituídos sete dos nove membros do Comitê Permanente, a instância máxima do país. Até o início do ano, Bo era um dos mais cotados a entrar na cúpula.

Heywood apareceu morto em novembro num hotel de luxo de Chongqing. Íntimo da família Bo, teria entrado em conflito com Gu durante negociações para que o britânico enviasse ilegalmente dinheiro do casal ao exterior.

As suspeitas sobre o envolvimento de Gu foram reveladas em fevereiro. Em março, Bo foi afastado da chefia do PC em Chongqing e desde então não aparece mais em público, apesar de não ser réu no assassinato de Heywood.

Bo ganhou fama nacional ao combater a máfia local. (FABIANO MAISONNAVE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.