Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Castro levanta veto a músicas de artistas contrários ao regime

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo do ditador cubano, Raúl Castro, decidiu silenciosamente levantar o veto a que rádios da ilha executem músicas de artistas exilados e contrários ao regime.

Nunca publicada oficialmente, a "lista negra", de cerca de 50 nomes, incluía artistas como a "rainha da salsa", Celia Cruz (1925-2003), a cantora pop Gloria Estefan e o saxofonista de jazz Paquito D'Rivera -todos deixaram o país e se tornaram críticos veementes da ditadura cubana.

Alguns fora desse grupo, como o cantor romântico espanhol Julio Iglesias, também integraram a lista por sua posição contrária ao regime.

A revogação do veto, também não anunciada de modo oficial -o que equivaleria a reconhecê-lo-, foi confirmada ao site da rede britânica BBC por funcionários das principais rádios de Cuba, segundo os quais a lista dos "50 vetados" valia até dias atrás.

Agora, dizem os funcionários, os diretores das estações podem fazer a programação incluindo os artistas banidos -em reuniões, eles foram informados de que a lista já "cumprira seu propósito" e sua extinção fazia parte da abertura de Cuba ao mundo.

Para o jornalista cubano Reny Martínez, a medida sinaliza uma "nova flexibilidade em relação à cultura" por parte do Partido Comunista cubano, que governa a ilha desde 1959. "Algo mudou no partido", disse ele à BBC.

Analistas veem a ação como ligada às reformas de sentido liberalizante que Raúl Castro vem adotando desde 2008, com estímulos à atividade econômica privada.

Segundo a blogueira oposicionista Yoani Sánchez, a revogação do veto segue o mesmo padrão de outras "reformas de Raúl" -não proibir o que o governo cubano não consegue mais conter.

"As músicas desses artistas já eram vendidas no mercado informal há tempos. E novas tecnologias, como CDs, DVDs e pen drives, permitem aos cubanos acesso a essas vozes proibidas", escreveu.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.