Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Padre apoia causa e compra briga com bispo da província

DA ENVIADA A FAMATINA

No último domingo, o padre Omar Quinteros, há cinco anos responsável pela paróquia de Famatina e outros oito povoados das montanhas de La Rioja, viu caras novas entre os fiéis.

"Eram uns 30, estavam enfezados. No fim, eles saíram dizendo que estavam vigiando o 'padre antimineiro'. Claramente queriam me assustar."

Alguns fiéis foram questioná-los e descobriram que se tratava de um grupo de trabalhadores das minas da região, atualmente sem emprego. Disseram que passariam a ir sempre à missa "só para saber se o padre estava usando os sermões para fazer política".

Quinteros conta que a ameaça não é o único preço que está pagando por apoiar os habitantes de Famatina. Seu superior, o bispo de La Rioja, já avisou que ele será transferido.

Também houve pressão para que fosse impedido de soar os sinos para convocar as mobilizações, mas sem sucesso.

Acusado por seus opositores por um comportamento anticlerical, ao defender uma causa política, Quinteros se defende: "a questão é social. A igreja deve se posicionar em defesa da vida, e aqui em Famatina isso quer dizer lutar pela não contaminação da água", contou à Folha.

Por detrás de grossos óculos, o religioso discorre sobre o que considera os males da atividade, sem poupar críticas ao governador da província, Luis Beder Herrera.

Desde o começo do ano, Quinteros é um membro atuante dos protestos. Ajuda a organizar as manifestações, convoca fiéis nas missas por meio dos sermões e dá entrevistas.

"A América Latina sempre teve padres engajados em causas públicas, é uma tradição do continente."

Apesar de otimista com os resultados, ele se diz preocupado com a região.

"O dinheiro não chega às províncias. O que se sente aqui é uma solidão muito grande para enfrentar os problemas, dos concretos aos espirituais. Temo que as coisas fiquem feias e não se possa conter a violência social."

(SC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.