Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Funcionários de fábrica na China atacam equipe de TV

Emissora alemã ARD gravava reportagem

DE PEQUIM

Uma equipe da TV alemã ARD foi atacada e ficou detida por nove horas enquanto filmava uma fábrica na província de Henan, leste da China, informou a emissora.

Funcionários da emissora gravavam cenas externas na fabricante de produtos químicos Do-Fluoride como parte de uma reportagem sobre poluição ambiental.

Durante a filmagem, foram detidos por seguranças privados e levados para dentro da empresa, sempre de acordo com o relato da emissora.

Em seguida, representantes da empresa exigiram as gravações. A equipe então chamou a Chancelaria chinesa, que enviou um representante local até a fábrica.

O impasse, porém, continuou. Os jornalistas foram levados à cantina da fábrica, em seguida cercada por funcionários. Alguns conseguiram entrar no recinto e tomaram a câmera, devolvida mais tarde sem a fita. Do lado de fora, vários gritavam: "Matem os espiões estrangeiros".

O grupo só conseguiu deixar a fábrica nove horas depois, quando uma equipe de elite da polícia chinesa chegou. "Sem essa ajuda, não teríamos conseguido deixar o prédio", afirma nota da TV.

Até ontem à tarde, a empresa não havia comentado o incidente. A agência de notícias Associated Press conversou por telefone com operários, que confirmaram a presença dos jornalistas e voltaram a acusá-los de espiões.

(FABIANO MAISONNAVE)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.