Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Republicano faz piada sobre origem do presidente

DA ENVIADA A TAMPA

Às vésperas da convenção que o oficializa como presidenciável republicano, Mitt Romney voltou a se enrolar na própria língua com uma piada sobre certidões de nascimento aludindo à origem de seu rival, Barack Obama.

"Ninguém nunca me pediu para ver minha certidão de nascimento, eles sabem que foi aqui que eu cresci e fui criado", declarou Romney durante um comício no disputado Estado do Michigan.

A frase foi mal recebida pela mídia americana, sobretudo por vir em meio às constantes críticas de Romney a ataques de baixo nível da campanha rival e por reavivar um assunto encerrado.

Desde que assumiu a Presidência, em 2009, Obama vê sua nacionalidade ser questionada por políticos republicanos mais radicais e por personalidades midiáticas como o empresário Donald Trump.

O democrata, filho de um queniano com uma americana, nasceu no Havaí. Deixado pelo pai ainda bebê, foi criado pela mãe e pelos avós entre o Havaí e Jacarta, na Indonésia, até mudar-se para a Califórnia para estudar.

Como a Constituição dos EUA proíbe um estrangeiro de ser presidente do país, rivais políticos exigiram ver a certidão de nascimento de Obama, hoje exposta no site da Casa Branca.

A piada de Romney, que até então evitara o assunto, deu munição à campanha democrata, que disparou e-mails e comunicados criticando o candidato por aderir a uma posição da ala "estridente" de seu partido. (LC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.