Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entrevista

Grupo é contrapeso a EUA, diz assessor de Ahmadinejad

DE TEERÃ

O Movimento dos Países Não Alinhados (MNA) visa formar um contrapeso aos EUA e aliados no cenário internacional, segundo Ali Akbar Javanfekr, assessor do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

-

Folha - Qual o objetivo dos não alinhados?
Ali Akbar Javanfekr - A estatura brutal e tirânica dos EUA e aliados impõe políticas opressoras em várias regiões do mundo. O MNA é um contrapeso a isso, podendo atuar de forma decisiva para mudar essa situação deplorável.

Quais as prioridades do Irã à frente do movimento?
O Irã sempre defendeu a governança global, a coexistência pacífica entre nações e a resolução dos conflitos pelo diálogo. Com a cooperação de todos os países-membros, usaremos nossa posição para promover a paz, a compreensão e uma cooperação baseada no respeito e nos direitos das nações.

Como responde às críticas de que o Irã pressiona para impor sua posição no dossiê nuclear e sírio?
O MNA sempre apoiou a posição racional do Irã no campo nuclear. No caso da Síria, é evidente que Assad é alvo de conspirações sionistas e imperialistas. Os EUA, ao armar agentes e infiltrá-los na Síria, buscam alimentar divisões étnicas e religiosas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.