Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ONU cobra do Irã transparência em programa nuclear

Em visita a Teerã para cúpula terceiro-mundista, Ban Ki-moon diz que país precisa responder a preocupações

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, cobrou ontem do Irã mais transparência em sua atividade nuclear, respeito aos direitos humanos e o fim da retórica incendiária envolvendo Israel e os judeus.

As críticas foram expostas em conversas com a alta cúpula do governo iraniano em Teerã, onde Ban participa do encontro do Movimento dos Países Não Alinhados (MNA), um foro terceiro-mundista com 120 membros -o Brasil é observador.

"[Ban] disse que o Irã deveria adotar medidas concretas para responder às preocupações da AIEA [agência nuclear da ONU] e provar que seu programa nuclear é para fins pacíficos", relatou Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral.

A cobrança foi feita na véspera da divulgação pela AIEA de um relatório apontando para o aumento da capacidade iraniana de enriquecer urânio, acirrando temores ocidentais de que Teerã fabrica em segredo uma bomba atômica.

RESPOSTA DO AIATOLÁ

O Irã nega intenções militares e diz enriquecer urânio para fins energéticos e medicinais, o que é permitido por tratados internacionais.

Ban também expôs com clareza, em encontros separados com o líder supremo Ali Khamenei e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, a preocupação acerca das acusações de que o Irã persegue opositores, pratica tortura e discrimina minorias.

Ele tratou ainda do apoio iraniano ao regime sírio do ditador Bashar Assad, que trava há um ano e meio uma guerra contra rebeldes.

O líder supremo iraniano postou em seu site uma resposta às críticas de Ban.

Khamenei acusou a ONU de não se esforçar pelo desarmamento nuclear do Oriente Médio ao tolerar o arsenal atômico de Israel.

Ao acolher a cúpula e assumir pelos próximos três anos a presidência do MNA, o Irã espera mostrar que não está isolado.

Mas divergências internas do movimento impedem Teerã de angariar o apoio político desejado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.