Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China diz que vai comprar mais títulos europeus

Declaração é feita durante visita de Merkel a Pequim

DE PEQUIM

Na segunda visita da chanceler alemã Angela Merkel a Pequim neste ano, o premiê Wen Jiabao disse que a China está disposta a comprar mais títulos governamentais europeus. Em troca, ouviu que a Alemanha não apoiará ações contra fabricantes de painéis solares chineses.

"A China deseja, sob a condição de avaliar completamente os riscos, continuar investindo no mercado de dívida soberana da zona do euro", disse Wen, após reunião com Merkel em Pequim.

O premiê foi um passo além em comparação com as declarações durante o encontro anterior com a alemã, em fevereiro. Na época, ele havia se comprometido apenas a "se envolver mais" para resolver a crise econômica da UE.

Wen, no entanto, não especificou datas nem volume de ajuda. Ele está prestes a deixar o poder após dez anos.

Merkel, por sua vez, agradou o lado chinês ao defender "conversas" para resolver as divergências com a indústria solar chinesa.

O tom é bem mais ameno do que o da Comissão Europeia, que vem estudando medidas antidumping contra fabricantes do país asiático.

"Protecionismo não pode ser a resposta aos problemas. Todos dependemos do livre comércio", afirmou Merkel.

(FABIANO MAISONNAVE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.