Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente de Angola deve obter a reeleição

Com 70% das urnas abertas, Santos acumula 74% dos votos no pleito

Se confirmada a vitória, mandatário filiado à sigla MPLA, que está no poder há 33 anos, governará até 2017

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O partido MPLA, do presidente José Eduardo dos Santos -que está há 33 anos no poder- obteve 74% dos votos na eleição de Angola, de acordo com resultados parciais divulgados ontem.

Até a noite de ontem, 70% dos votos já haviam sido apurados, segundo a Comissão Nacional Eleitoral. O partido opositor Unita tinha cerca de 18% da preferência do eleitor, enquanto a sigla Casa, criada neste ano e também de oposição, contava quase 5%.

De acordo com a Constituição angolana aprovada em 2010, o chefe do partido vencedor do pleito será automaticamente o presidente. Confirmado o resultado, Santos, que tem 70 anos, continuará comandando o país até 2017.

Esta é a segunda eleição para presidente em Angola desde a independência do país de Portugal, em 1975.

No pleito de 1992, Santos -que já era presidente desde a morte de Agostinho Neto, em 1979- foi para o segundo turno com o candidato do Unita.

O processo, contudo, foi abortado pelo partido opositor, e a guerra civil no país, reiniciada. O conflito durou 27 anos, de 1975 a 2002.

Santos manteve-se no cargo, mas esta deverá ser sua primeira eleição, de fato, ao cargo que já ocupa há três décadas.

Líder do MPLA, Santos é um político de origem marxista. Sua campanha foi feita pelo marqueteiro petista João Santana, que adaptou para Angola bandeiras como o Minha Casa, Minha Vida.

SOB ANÁLISE

O líder da coalizão Casa, Abel Chivukuvuku, disse que seu partido -que, junto com a Unita vinha condenando irregularidades ao longo do processo eleitoral- vai analisar os resultados antes de decidir se irá aceitá-los.

Apesar das várias manifestações que antecederam o pleito no país, a votação transcorreu normalmente ontem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.