Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País anuncia novo aumento de impostos contra crise

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

O governo de Portugal anunciou ontem a implementação de novas medidas de austeridade no país como forma de combater a crise.

Em comunicado televisionado, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho informou o aumento da contribuição dos trabalhadores para a área de seguridade social dos atuais 11% para 18% de seus salários. Isso equivale a praticamente um mês a menos de remuneração a cada ano de serviço.

O aumento de tributação veio dois dias depois de Coelho ter afirmado que o governo não pretendia sobrecarregar os portugueses com mais impostos, mas que tal hipótese não estava descartada.

Para o premiê, no discurso de ontem, "a emergência financeira nacional" ainda não terminou. Portugal teve índice de desemprego de 15,7% no mês de julho e sofreu queda de 1,2% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre deste ano.

Em 2011, o país pediu empréstimo de € 78 bilhões às autoridades europeias, que, em troca, impuseram a implantação de medidas de austeridade ao governo local.

Também ontem, por meio de seu porta-voz, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que o BCE (Banco Central Europeu) "intervém de forma independente e no âmbito de seu mandato" ao criar um novo programa para a compra de títulos da dívida de países da zona do euro.

O único voto contrário no conselho de administração do BCE à implantação da nova forma de combate à crise anunciada anteontem veio do banco central alemão.

Os mercados, especialmente os asiáticos, seguiram animados ontem com a decisão do BCE e fecharam em alta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.