Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Al Qaeda divulga vídeo com autores do 11/9

Terroristas dizem que atentados serviriam para expulsar ocidentais de locais sagrados

DA FRANCE PRESSE, EM DUBAI

A Al Qaeda divulgou ontem um vídeo com dois autores do atentado de 11 de setembro de 2001, feito meses antes dos ataques.

Segundo o portal de monitoramento Site, que recolhe informações de grupos terroristas, o vídeo foi gravado em 26 de abril de 2001 com Salim al Hazmi e Khaled al Mihdhar, dois dos 19 sequestradores dos quatro aviões que se envolveram nas ações.

Hazmi e Mihdar afirmaram que os atentados foram feitos como parte da guerra para expulsar as forças americanas da península Arábica.

Ambos leem seus testamentos na gravação, produzida pela As Sahab, braço de comunicação da Al Qaeda. Os dois estavam vestidos com roupas tradicionais debaixo de uniformes militares.

"Os dirigentes árabes foram longe na traição de sua nação e permitiram aos americanos cristãos instalar-se no berço dos locais sagrados do islã, Meca e Medina", declarou Mihdhar à câmera.

Hazmi afirmou que sua ação era parte da "jihad [guerra santa] contra os EUA e os que os apoiam".

"A mesquita Al Aqsa [em Jerusalém, vigiada por tropas israelenses] está profanada, e a península Arábica está cheia de tropas americanas e britânicas que combatem contra Alá", afirmou.

Ele também declarou que sua ação tinha por objetivo "restaurar a dignidade dos muçulmanos e expulsar da península Arábica as tropas ocidentais".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.