Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China menciona futuro líder do país depois de 10 dias de sumiço

Falta de notícias sobre Xi Jinping tem alimentado especulações

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A imprensa oficial chinesa fez ontem menção ao vice-presidente e futuro líder do país, Xi Jinping, pela primeira vez em dez dias.

Xi, que deve ser confirmado como sucessor do atual presidente, Hu Jintao, em outubro, no 18º Congresso do Partido Comunista, fez sua última aparição pública no dia 1º deste mês, quando discursou na Escola Central do Partido Comunista.

Desde então, ele não apareceu mais publicamente e houve uma sucessão de cancelamentos de sua presença em eventos oficiais, incluindo encontro com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, na semana passada.

Não houve exatamente uma aparição do líder ontem, no entanto. O nome de Xi foi citado, ao lado do presidente e de outras autoridades chinesas, em um comunicado de condolências pela morte de um oficial do governo, Huang Rong, no último dia 6.

Pressionado ontem por jornalistas a comentar o assunto, o porta voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Hong Lei, se limitou a dizer que a questão já estava respondida e que está tudo certo para os preparativos do Congresso de outubro.

Até ontem, tanto o governo -que inicialmente justificou o cancelamento dos compromisso de Xi como uma questão normal de agenda- quanto os meios oficiais de comunicação da China não haviam mencionado o tema.

Com a desaparição pública, começaram especulações sobre o futuro da transição política chinesa.

As hipóteses para o sumiço de Xi vão desde uma dor nas costas causada por esforço excessivo enquanto nadava até a possibilidade de um problema cardíaco.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.