Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma fará reunião informal com Obama nos EUA na próxima terça

Objetivo da conversa é atualizar temas de interesse dos dois países

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff deverá se encontrar, na próxima terça, com o presidente dos EUA, Barack Obama. O encontro, não confirmado oficialmente pelo Planalto, será uma reunião bilateral informal visando, segundo a Folha apurou, "atualizar temas" de interesse de Washington e Brasília.

A reunião ocorrerá a pedido do governo americano, mas não deverá trazer nenhum avanço na relação comercial entre os dois países.

A ausência de pautas mais objetivas deve-se ao fato de Obama estar em meio à campanha pela reeleição no pleito de 6 de novembro.

Na semana que vem, Dilma discursará na abertura da 67ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Antes disso, segundo o Planalto, vai se encontrar com Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

O encontro dos presidentes será o terceiro entre os dois desde a posse de Dilma. No primeiro, em março de 2011, no Brasil, Obama também estava envolvido numa crise com o Oriente Médio.

Foi durante a visita que Obama autorizou ação militar contra a Líbia. Agora, o encontro ocorre em meio aos protestos antiamericanos no Oriente Médio em razão de um filme amador que satiriza Maomé. O embaixador dos EUA na Líbia, Chris Stevens, foi morto na semana passada num desses protestos.

Oficialmente, a Embaixada do Brasil em Washington e o Departamento de Estado americano disseram não haver planos para que Obama receba formalmente Dilma.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca informou à Folha que a lista de encontros de Obama em Nova York só será concluída na próxima sexta-feira.

Nos últimos dias, após a eclosão dos protestos, a Casa Branca foi inundada de pedidos de líderes estrangeiros por reuniões com Obama.

Colaborou LUCIANA COELHO, de Washington

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.