Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Bordão de Lula 'nunca antes na história' ganha versão em peça de TV de Chávez

FLÁVIA MARREIRO
DE SÃO PAULO

O mais célebre bordão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o "nunca antes na história deste país", virou mote na campanha de reeleição de Hugo Chávez na Venezuela, comandada pelo marqueteiro do PT, João Santana.

"Esto nunca se había visto en este país" é a versão para a frase de Lula dita por beneficiados por ações do governo em quatro spots de TV.

"Vovô, o que acha da minha canaimita [nome dado ao 1,8 milhão de laptops que o governo diz ter distribuído nas escolas públicas]?".

"Esto nunca se había visto en este país", responde o avô.

O modelo se repete para o subsídio no preço dos alimentos, para atendimento gratuito de saúde e para a construção de teleféricos nas favelas.

A deixa para a transposição do bordão parece ter vindo do próprio Lula, que gravou, em julho, vídeo em que defende a vitória de Chávez.

"As classes populares nunca tinham sido tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade [na Venezuela]", diz o ex-presidente.

Chávez, que tentará em 7 de outubro obter seu terceiro mandato consecutivo de seis anos, tem repetido a frase e agradecido Lula em comícios.

FOME ZERO DE CAPRILES

A referência ao petista também está na campanha adversária, de Henrique Capriles, assessorada pelos marqueteiros brasileiros Chico Mendez e Renato Pereira.

Numa peça de TV crucial para a campanha, Capriles prometeu que vai manter e ampliar as "missões", os programas sociais do governo.

Chávez, favorito segundo a maioria das pesquisas, e seus ministros martelam que o adversário vai cortá-los se vencer. Convencer o eleitorado mais pobre do contrário é decisivo para encurtar a distância entre os dois.

No vídeo, Capriles também promete criar novas missões, como o "Hambre Cero", versão do programa petista que aplicou quando governador do Estado de Miranda.

"Vamos lançar o 'Fome Zero', para que nenhum venezuelano vá para a cama sem comer", diz, emulando outra frase clássica de Lula.

NA INTERNET
Veja os vídeos
folha.com/no1155536

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.