Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Líbia

Exército dá ultimato para milícias deixarem a cidade de Trípoli

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O Exército da Líbia ordenou ontem que grupos armados atuando em Trípoli e nas redondezas da capital deixem a região. Segundo os militares, caso as milícias não o façam por vontade própria, elas serão expulsas à força.

"Todas as milícias ilegítimas devem ser removidas de complexos e entregar suas armas para o Exército Nacional", afirmou Adel Othman al-Barasi, porta-voz do Ministério da Defesa.

O anúncio oficial teria sido feito para aproveitar o impulso criado pela retirada de grupos armados de Benghazi e Derna. As duas principais milícias de Derna afirmaram no sábado que estavam deixando a cidade um dia depois de uma delas ter sido expulsa de Benghazi, a segunda maior cidade do país.

A maioria das milícias é composta por ex-rebeldes e esses grupos controlam as ruas do país desde a morte de Muammar Gaddafi, em outubro de 2011. A atuação dessas milícias transformou-se em sinal de fraqueza do novo governo.

No entanto, a morte recente de quatro americanos -entre eles o embaixador Chris Stevens- em ataque ao Consulado dos EUA em Benghazi atribuído às milícias, deu espaço ao governo para conseguir apoio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.