Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Oposição triunfa nas eleições para o Parlamento da Geórgia

É a primeira troca democrática de poder desde o fim da URSS

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, perdeu as eleições parlamentares para a oposição. Com 94% das urnas apuradas, a coalizão Sonho Georgiano, composta por seis partidos e liderada pelo magnata Bidzina Ivanishvili, computava 55,08% dos votos, enquanto o partido do governo, o Movimento Nacional Unido, 40,14%.

A vitória de Ivanishvili representa a primeira troca democrática de poder na história da Geórgia após o fim da União Soviética, em 1991.

Ivanishvili afirmou que seria difícil para o atual presidente se manter no poder, já que não possui mais a maioria no Parlamento, e pediu que sejam antecipadas as eleições presidenciais marcadas para o próximo ano.

Também disse que as reformas feitas por Saakashvili são "piadas", apesar das promessas de modernizar o país, e que a sua ideologia é "baseada em mentiras".

O presidente, que chegou ao poder em 2004 após uma onda de protestos, prometeu respeitar a decisão do povo. "A maioria parlamentar estabelecerá um novo governo de acordo com a Constituição."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.