Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blogueira cubana relata que tentaram despi-la em prisão

Dissidente Yoani Sánchez ficou detida durante 30 horas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nas 30 horas que passou detida pela polícia em Bayamo (a 750 km de Havana), a blogueira dissidente Yoani Sánchez teve o celular confiscado e reagiu a tentativa de agentes femininas de despi-la, segundo escreveu em relato sobre o episódio no diário espanhol "El País".

Sánchez foi detida quando se dirigia ao julgamento do espanhol Ángel Carromero, acusado de homicídio culposo no caso da morte do opositor Oswaldo Payá num acidente de automóvel. Carromero dirigia o veículo e é acusado na investigação oficial de excesso de velocidade.

A família de Payá, contudo, suspeita que eles tenham sido vítimas de atentado.

No texto, a blogueira contou que seu carro foi parado numa "megaoperação" digna de uma caçada a um "serial killer". Sánchez escreveu que três policiais femininas tentaram despi-la em uma sala, ao que ela resistiu.

Após exigir por horas o direito a um telefonema, a blogueira pôde ligar para seu pai no início da madrugada.

Sánchez se recusou a comer, a beber e a fazer exame médico para não "colaborar com os repressores". Ela disse não ter conseguido tirar de sua mente "o desamparo de Carromero" e contou ter sido filmada o tempo todo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.