Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PIB brasileiro sofre uma das maiores quedas

DE PEQUIM

O Brasil sofreu um dos maiores tombos na revisão de crescimento econômico para este ano. Mas o FMI prevê que o país alavancará a retomada do crescimento na América Latina em 2013.

O PIB brasileiro deve aumentar apenas 1,5% neste ano, estima o FMI, queda de um ponto percentual em relação à projeção feita em julho. Entre as grandes economias, apenas a Índia teve uma revisão para baixo mais acentuada, de 1,3 ponto percentual. Mas o país asiático deve crescer 4,9% neste ano.

O desempenho brasileiro deve fechar com um percentual mais próximo das economias avançadas (1,3%) do que da média dos emergentes (5,3%), bloco a que pertence.

"[A desaceleração brasileira] reflete o impacto da política passada de apertar a pressão inflacionária e medidas para moderar o crescimento do crédito em alguns segmentos do mercado", diz o relatório.

Para o ano que vem, o FMI prevê que o Brasil crescerá 4%, um ponto percentual acima da média da América Latina e do Caribe, mas ainda baixo em comparação com os emergentes ao todo (5,6%).

"A aceleração prevista [para 2013] é forte para o Brasil por causa de medidas fiscais destinadas a impulsionar a demanda no curto prazo e a flexibilização da política monetária, incluindo uma política de cortes nas taxas", afirma o FMI.

Entre as recomendações do Fundo para o Brasil estão a melhoria dos "gargalos" na infraestrutura e uma vigilância contínua dos preços do mercado imobiliário e do endividamento familiar. (FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.