Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

EUA

Equipamentos chineses são risco à segurança nacional, diz Congresso

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA afirmou, em relatório, que a presença de duas das maiores empresas de telecomunicação chinesas no mercado americano representa uma ameaça à segurança nacional. O relatório conclui uma investigação sobre Huawei Technologies e sua concorrente, a ZTE Corp.

Mike Rodgers, executivo do comitê, declarou a repórteres que companhias que utilizam equipamentos da Huawei reportaram "várias alegações" de comportamento inesperado, incluindo roteadores que supostamente mandariam grandes pacotes de dados para a China durante a noite.

O relatório não apresenta evidências concretas de ocorrências similares, porém.

Há receio de que o relatório possa acarretar o banimento dos grupos no mercado americano. "O impacto será bem limitado se o relatório estiver se referindo apenas a equipamentos de telecomunicação, mas será mais grave se estiver incluindo aparelhos celulares", aponta o analista Huang Leping. Ambas as empresas têm ganhado espaço nos EUA. A Huawei é a sexta marca mais vendida no segmento de aparelhos no país, e a ZTE, a oitava.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.