Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aviões turcos são enviados à fronteira com a Síria

Otan diz que defenderá a Turquia se for preciso

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em meio à tensão crescente com a Síria, a Turquia enviou pelo menos 25 jatos de combate F-16 para a base de Diyarbakir, no sudeste do país, segundo informações de fontes militares não identificadas à agência turca Dogan.

Além disso, o chefe de gabinete das Forças Armadas turcas inspecionou as tropas estacionadas ao longo da divisa com o território sírio.

A Turquia vem revidando ataques das forças do ditador Bashar Assad desde a quarta passada, quando disparos de morteiros do lado sírio da fronteira mataram cinco civis na aldeia turca de Akçakale -episódio pelo qual o governo da Síria pediu desculpas.

Ontem, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que a aliança militar ocidental está pronta a defender a Turquia -que é um de seus membros- no caso de ataques dos sírios.

"Esperamos que não seja necessário implantar esses planos. Ainda cremos em uma solução política para o conflito", acrescentou Rasmussen, referindo-se à guerra civil que já dura 18 meses e matou estimados 30 mil.

A ONU se disse ontem "extremamente preocupada" com os ataques a veículos e instalações médicos no país.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.