Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mineiro é queimado em protesto na África do Sul

Vans foram incineradas durante ato em que grevistas tentavam fazer mina parar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em novo protesto de trabalhadores por aumento salarial e melhores condições de trabalho nas minas de platina da África do Sul um homem morreu ontem incinerado. Um segundo mineiro morreu, atingido por tiros.

Os mineiros se concentram num acampamento informal, na cidade de Photsaneng.

O corpo carbonizado foi encontrado no local onde uma van foi incendiada. Segundo a polícia, os mineiros estavam tentando parar as atividades da mina de Bathopele e incendiaram as vans fretadas, usadas para transportá-los para o trabalho.

A polícia afirmou que 40 pessoas foram detidas em razão de "violência pública."

Em Rustenburg, outra cidade onde também estão ocorrendo protestos, a polícia disparou balas de borracha para conter os mineiros da Anglo American Platinum, em greve há quase um mês.

Na última sexta-feira, a mineradora demitiu 12 mil dos 75 mil funcionários que paralisaram suas atividades para pedir aumento de salário.

Em agosto passado, a polícia sul-africana matou 34 mineiros, ao reprimir um protesto. O episódio provocou indignação internacional. A polícia afirma ter reagido ao ser ameaçada com paus e pedras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.