Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Garota ferida pelo Taleban é levada para o Reino Unido

Paquistanesa Malala receberá tratamento em hospital especializado em feridos à bala

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A jovem paquistanesa Malala Yousafzai, 14, baleada na cabeça por talebans no dia 9 de outubro em represália ao seu ativismo pelo direito das mulheres à educação, foi transferida para o Reino Unido para que receba tratamento médico mais adequado.

Ela estava internada em um hospital militar em Rawalpindi, ao sul de Islamabad (capital do Paquistão).

Malala foi internada na tarde de ontem no hospital público Rainha Elizabeth, na cidade de Birmingham, que possui um centro especializado em cuidar de baleados e de ferimentos na cabeça.

Segundo o diretor médico David Rossel, o tratamento da jovem deve durar meses. Ele ressaltou a experiência de sua equipe, acostumada a lidar com militares que foram feridos à bala em combates.

Todos os custos de transporte e de estadia da estudante no Reino Unido serão pagos pelo governo paquistanês. Malala também terá, enquanto estiver no país, proteção especial.

O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, elogiou a valentia de Malala e considerou sua militância um exemplo a ser seguido. No final de semana, milhares de paquistaneses participaram de manifestações em apoio à jovem.

O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown, hoje enviado especial da ONU pela educação, anunciou uma petição em apoio às causas defendidas por Malala.

"A petição requer que o Paquistão assegure que toda menina tenha a oportunidade de ir à escola", disse Brown, que entregará o documento ao presidente paquistanês Asif Ali Zardari em uma visita ao país em novembro.

Malala ficou conhecida em 2009, quando tinha 11 anos, ao denunciar em um blog da BBC as violências cometidas pelo Taleban no vale do Swar.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.