Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Iniciativa busca aproximação com iranianos

DE JERUSALÉM

Nos últimos dias, moradores de Tel Aviv puderam encarar olho no olho cidadãos do maior inimigo de Israel.

Rostos de iranianos cobriram 70 ônibus da cidade, em outdoors de uma iniciativa contra a guerra que nasceu na internet e ganhou as ruas.

Sete meses depois de lançar a campanha "Iranianos, nós os amamos" no Facebook, o designer Ronny Edry, 41, ainda se surpreende com os resultados.

"A ideia era criar um canal direto entre israelenses e iranianos e mostrar que a hostilidade é entre os governos, não entre as pessoas", diz Edry, de Tel Aviv, que não tem origem iraniana. "Sei que é uma gota no oceano, mas toda mudança começa com um pequeno gesto."

Edry conta que, no auge da campanha, a página chegou a ter 2 milhões de acessos por semana, incluindo fotos de iranianos devolvendo a declaração de amor a Israel.

Hoje a média é de 500 mil, a maioria de iranianos expatriados, mas também muitos que moram no Irã, afirma.

Uma tentativa mais acadêmica de aproximação foi feita pelo estrategista político Yuval Porat. Em busca de um retrato fiel dos sentimentos políticos dos iranianos, ele montou um time de especialistas e, com base numa complexa metodologia, organizou uma pesquisa de opinião.

Com ligações anônimas, ela cobriu todas as 31 províncias do Irã. Os entrevistados não sabiam de onde partiu a pesquisa. "A conclusão foi que a maioria dos iranianos tem valores democráticos que se chocam com o fundamentalismo do regime." (MN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.