Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Papa Bento 16 anuncia 1ª santa índia americana

Mais 6 foram declarados santos anteontem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A índia Kateri Tekakwitha foi a primeira nativa americana a se tornar santa pela Igreja Católica, anteontem.

Em cerimônia que reuniu milhares na praça São Pedro, no Vaticano, o papa Bento 16 santificou Kateri, a quem é atribuído o milagre de salvar a vida de uma criança protestante com catapora.

Nascida em 1656 onde hoje é Nova York, filha de pai moicano e mãe pertencente à tribo Algonquin, Kateri impressionou os missionários católicos por sua devoção.

Morreu jovem, aos 24 anos, numa região que hoje faz parte do território canadense. Fiéis dizem que as marcas de uma catapora desapareceram de seu rosto após sua morte.

"Santa Kateri, protetora do Canadá e primeira santa nativa americana, confiamos a você a renovação da fé nas primeiras nações e na América do Norte! Que Deus abençoe as primeiras nações!", disse o papa em sua homilia, na qual ele alternava entre francês, inglês, alemão e italiano.

Entre os outros novos santos católicos, estão o jesuíta francês Jacques Berthieu, o padre italiano Giovanni Battista Piamarta, a freira espanhola Carmen Salles y Barangueras e a advogada alemã Anna Schaffer.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.