Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pequim pretende limitar poder de estatais

Às vésperas de trocar sua cúpula, Partido Comunista encomenda estudos para cortar privilégios destas empresas

Para Câmara Europeia de Comércio, domínio das estatais tem consequências nocivas ao sufocar a competição

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Às vésperas de trocar a sua cúpula, o governo chinês vem sendo aconselhado a limitar a atuação de suas poderosas empresas estatais, responsáveis por pelo menos um terço da produção econômica e que monopolizam setores como de energia e financeiro.

Um estudo da agência Reuters publicado anteontem mostra que a criação de uma política de limites às estatais é prioridade entre as propostas encomendadas recentemente pelo Conselho de Estado (gabinete chinês).

Uma das mudanças sugeridas é aumentar o pagamento de dividendos aos cofres públicos para o financiamento da ainda incipiente rede de proteção social. Hoje, os funcionários estatais estão entre os poucos que gozam de um sistema de aposentadoria.

Para a Câmara Europeia de Comércio na China, a hegemonia econômica das estatais passou a ter consequências cada vez mais nocivas, ao sufocar a competição privada pelo acesso privilegiado a crédito e da dominação dos segmentos onde atuam.

"As estatais têm vantagens regulatórias e de licitação, suprimento abundante de energia barata e matérias primas", afirma um relatório recente da Câmara.

Caso continuem hegemônicas, diz a Câmara, a economia chinesa sofrerá com problemas de ineficiência, produtividade e inovação.

Por causa da composição acionária obscura, é difícil saber seu peso exato na economia chinesa. Estimativas na produção variam de um terço a metade do total.

Recentemente, uma investigação do Congresso norte-americano concluiu que as empresas de telecomunicação privadas ZTE e Huawei são uma "ameaça à segurança" porque é difícil determinar qual é o grau de participação do Estado nelas (a acusação foi rotulada de "protecionismo" pela China).

Das mais de 100 mil empresas estatais, cerca de cem são controladas diretamente pelo governo central. São estas que vêm liderando o investimento chinês no Brasil, caso das petroleiras Sinopec e Sinochem e da distribuidora de energia State Grid.

Por outro lado, são as estatais chinesas que vêm criando obstáculos para as empresas brasileiras na China. A Embraer não foi autorizada a fabricar um modelo de avião no país pois uma empresa estatal desenvolve um competidor na categoria. Já a Vale teve proibido o uso de seus supercargueiros no país por pressão da Cosco, estatal de transporte marítimo.

Na mais recente lista da americana "Fortune", a China contribui com 73 das 500 maiores empresas do mundo. Apenas cinco são privadas.

Em comparação: das oito empresas brasileiras listadas duas são estatais.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.