Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gestão do Brasil na Síria é bem-vinda, diz Hillary

Ao lado de Patriota, americana diz que esforço por cessar-fogo seria positivo

DE WASHINGTON

Em uma mudança de tom desde a tentativa do Brasil de mediar um acordo entre EUA e Irã, em 2010, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse ontem que o envolvimento brasileiro no processo de paz na Síria é "bem-vindo".

"Claro que daríamos as boas-vindas à participação do Brasil em qualquer esforço para obter um cessar-fogo na Síria e ajudar na transição política", afirmou Hillary ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, após reunião em Washington.

Patriota disse que o Oriente Médio, de onde acaba de retornar, foi o foco do encontro de ontem entre os dois. Por ora não há tentativa de mediação brasileira em vista.

O chanceler afirmou depois que os EUA queriam o apoio brasileiro (já declarado) à decisão da ONU de enviar à Síria Lakhdar Brahimi como emissário para negociar um cessar-fogo.

Organizações civis estimam que 30 mil pessoas tenham morrido em 30 meses de guerra civil na Síria.

Indagado se o incomodava o fato de o Brasil não ter sido citado pelo presidente Barack Obama no debate eleitoral de segunda, Patriota disse que não. "O debate se concentrou em áreas de preocupação [para os EUA]. O Brasil, a América Latina, oferece soluções, não problemas."

(LUCIANA COELHO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.