Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Realeza britânica anuncia gravidez de Kate

Filho da duquesa e do príncipe William, que se casaram em 2011, será 3º na linha sucessória da rainha Elizabeth 2ª

Duquesa passou mal e foi internada ontem em Londres; popularidade da monarquia ganha impulso com a notícia

DE LONDRES

A monarquia britânica ganhou ontem um novo herdeiro do trono e um forte impulso para recuperar sua popularidade em todo o mundo.

A senha foi o anúncio de que que Kate Middleton está grávida do príncipe William, o filho mais velho de Charles e Diana [1961-97].

Os dois têm 30 anos e se casaram no ano passado, numa cerimônia em estilo de conto de fadas transmitida pela TV para mais de 180 países.

O bebê herdará o terceiro lugar na linha sucessória da rainha Elizabeth 2ª, 86, que comemora 60 anos à frente da realeza britânica. Ficará atrás do avô e do pai e à frente do tio, o príncipe Henry.

SEXO E GÊNERO

Até o ano passado, o direito à coroa dependia do sexo da criança: se a primeira filha fosse uma menina, poderia perder o lugar para um irmão nascido depois.

Uma mudança nas regras patrocinada pela rainha impôs a igualdade entre os gêneros. Para entrar em vigor, só depende de aprovação formal nos Parlamentos dos 16 países em que Elizabeth 2ª é considerada chefe de Estado.

A gravidez de Kate já havia sido especulada por tabloides algumas vezes nos últimos meses. A notícia foi confirmada ontem à tarde, depois que duquesa foi internada com enjoos no hospital King Edward VII, em Londres.

Ela se sentiu mal na casa dos pais e foi levada num carro particular para não chamar a atenção da imprensa.

Segundo a BBC, Kate estaria grávida há menos de três meses e deve permanecer internada nos próximos dias.

O bebê será o terceiro bisneto de Elizabeth 2ª, sendo o primeiro a figurar em sua linha sucessória.

A última monarca britânica a assistir ao nascimento de um bisneto destinado a ocupar o trono foi a rainha Victoria, em 1894.

No entanto, o herdeiro Eduardo 8º abdicou da coroa para se casar com a americana Wallis Simpson.

A notícia da gravidez de Kate produziu uma trégua na política britânica e foi festejada ontem tanto pelo governo quanto pela oposição.

O primeiro-ministro David Cameron, do Partido Conservador, disse estar "encantado" e afirmou que os príncipes serão pais "brilhantes" e "maravilhosos".

O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, escreveu no Twitter que a novidade era "fantástica" para o casal e para todo o Reino Unido.

A notícia também foi festejada pelo irmão da princesa Diana, Earl Spencer, que fez duras críticas à monarquia britânica em seu funeral.

A união de William e Kate devolveu à realeza parte da popularidade perdida com a morte de lady Di, num acidente de carro. Ontem o nome dela era um dos mais lembrados nas ruas e na internet, onde as apostas para o batismo do bebê já começaram.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página