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Restaurantes vazios em Roma contrariam fala de Berlusconi

GINA MARQUES

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ROMA

Na recente reunião do G20 em Cannes, o premiê italiano, Silvio Berlusconi, disse: "A vida na Itália é a de um país rico: o consumo não diminuiu, é difícil encontrar lugares nos aviões, nossos restaurantes estão cheios".

A realidade não é bem assim. No centro histórico de Roma, só alguns restaurantes estão cheios todos os dias -as pizzarias baratas e aqueles com menu turístico.

"Essa é mais uma das bobagens de Berlusconi. A primeira despesa que as famílias cortam é o restaurante. Antes, estávamos lotados todos os dias, agora nosso movimento se reduziu à sexta-feira e ao sábado", disse Vicenzo Ricci, dono do restaurante Il Colibri.

Recentemente, uma cadeia de lojas de eletrodomésticos abriu filial em Roma. Cerca de 15 mil pessoas foram à inauguração para comprar TVs e celulares em promoção.

Para analistas, esse é o paradoxo da Itália: no momento de crise, não para de consumir, quer um produto de luxo, mas pode comprá-lo apenas quando é barato.

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