Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Poluição atmosférica na capital Pequim atinge níveis críticos

Autoridades culpam neblina e falta de vento pela situação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Autoridades chinesas pediram aos habitantes de Pequim, principalmente idosos e crianças, que permanecessem em suas casas após o nível de poluição do ar na capital atingir níveis alarmantes.

Estima-se que o ar de Pequim tenha chegado ao seu pior estado de qualidade desde que medições começaram a ser feitas, no ano passado.

O órgão municipal responsável por fazer esse monitoramento anunciou que a situação continuará preocupante nos próximos três dias.

Segundo especialistas, a alta poluição chinesa deve-se a sua rápida industrialização, ao uso excessivo de carvão, ao crescimento explosivo da compra de carros e ao desrespeito às leis ambientais.

No inverno, a situação do ar piora devido às necessidades de aquecimento.

Em Pequim, as autoridades culparam a neblina e a falta de vento pela alta concentração de poluentes atmosféricos.

DESLIZAMENTO

Ao menos 46 pessoas morreram, entre elas 27 adultos e 19 crianças, após um deslizamento de terra ocorrer na província de Yunan, sudoeste da China, informou a agência oficial "Xinhua".

As causas do acidente, que destruiu as casas de 16 famílias na aldeia Gaopo, na comarca Zhenxiong, ainda não foram esclarecidas.

O porta-voz do governo de Zhenxiong, Wu Liang, disse que esse tipo de desastre natural ocorre ocasionalmente na região, propensa a terremotos e fortes chuvas.

Por outro lado, os moradores da área assinalaram que a exploração desenfreada do carvão na região pode ter originado o deslizamento, já que esse tipo de indústria produz erosão no solo e desestabiliza as encostas.

A denúncia recebeu uma rápida resposta de um oficial do governo da comarca, Xiong Changkai, que assegurou que o desmoronamento não tem qualquer relação com a exploração carvoeira: "Temos um sistema de prevenção de deslizamentos. Desta vez foi um acidente".

Mais de mil agentes de socorro trabalharam no local do acidente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página