Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcha contra casamento gay toma Paris

Manifestação em repúdio a projeto de lei do governo Hollande reúne 340 mil na capital francesa, segundo polícia

Organizadores dizem que um milhão de pessoas compareceram ao protesto; governo não mudará posição

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Centenas de milhares de pessoas, reunidas em várias manifestações, saíram ontem às ruas em Paris contra um projeto do governo do presidente François Hollande que pretende legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e permitir que casais homossexuais adotem filhos.

A região perto da Torre Eiffel foi tomada por uma multidão. De acordo com a polícia, 340 mil pessoas compareceram ao protesto. A organização do evento, porém, calcula que foram cerca de um milhão. Uma manifestação semelhante em novembro reuniu cem mil pessoas.

Os organizadores, apoiados pela Igreja Católica e pela oposição de direita, pretendem manter a pressão contra a medida, que deve ser examinada pelo Parlamento a partir do dia 29.

"Esta manifestação tem um valor de teste para François Hollande, porque aqui vemos muito claramente que há na França milhões de franceses que, provavelmente, estão preocupados com essa reforma", disse Jean-François Copé, secretário-geral da UMP, principal partido de direita da França.

"Os franceses são tolerantes, mas são profundamente ligados à família e à defesa das crianças", afirmou Daniel Liechti, vice-presidente do Conselho Nacional de Evangélicos Franceses.

Os opositores do casamento gay e da adoção de crianças por casais do mesmo sexo argumentam que o projeto de lei de Hollande criará problemas psicológicos e sociais para as crianças.

RESPOSTA DO GOVERNO

O gabinete do presidente reconheceu que a manifestação teve comparecimento "substancial". No entanto, o governo disse que não vai mudar sua posição em relação à medida.

A ministra da Justiça, Christiane Taubira, também descartou a possibilidade de convocar um referendo para definir a questão, como exigem parte da oposição e alguns parlamentares.

De acordo com uma pesquisa recente, 56% dos franceses são favoráveis ao casamento gay. O apoio da população à liberação da adoção por homossexuais é de 50%.

Uma manifestação em favor da reforma está prevista para 27 de janeiro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página