Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Yoani recebe passaporte e pode vir ao Brasil

DA ENVIADA ESPECIAL A HAVANA DE SÃO PAULO

Pelo Twitter, a blogueira cubana Yoani Sánchez anunciou ter recebido ontem seu novo passaporte. Teoricamente, não há mais nada que impeça Yoani -que teve mais de 20 pedidos de saída do país negados- de ir ao exterior.

"Incrível! Me telefonaram para dizer que já estava pronto meu passaporte! Acabam de me entregá-lo!", disse a blogueira crítica do regime.

Todos os cidadãos cubanos tiveram de emitir um novo documento, como parte da reforma migratória aplicada na ilha, que retirou a necessidade de permissão do governo para a saída do país e de apresentação de "carta-convite".

A obrigação de retirar um novo passaporte, porém, foi vista como novo filtro para proibir a saída de dissidentes. Segundo Yoani, vários opositores, como Ángel Juan Moya, não receberam o documento.

Na semana passada, o marido de Yoani, Reinaldo Escobar, disse que ela pretende esperar receber os vistos de que necessita para visitar vários países antes de fazer sua primeira viagem, que pode ser para o Brasil, entre 10 e 15 de fevereiro. Ontem, ele afirmou à reportagem que ela mantém os planos de vir até o país.

Ela já possui uma passagem até o Recife para o dia 10. O bilhete foi comprado como parte da campanha do documentarista baiano Dado Galvão, ativa desde 2009, de trazê-la ao país. Yoani é protagonista de um filme de Galvão.

"Sempre acreditei que isso ia acontecer. Não há argumentos para impedir uma pessoa de viajar só por pensar diferente", comemorou Galvão.

Segundo a embaixada brasileira em Cuba, a emissão de visto demora em média cinco dias -em geral, o documento fica pronto antes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página