Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hugo Chávez passa por quimioterapia, diz vice-presidente

'Tratamento complementar' estaria sendo aplicado no hospital militar; presidente respira com ajuda de tubo

Governo adverte grupo de estudantes a não protestar em frente ao hospital onde está internado o bolivariano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Diante da pressão por mais informações sobre o real estado de saúde de Hugo Chávez, o vice-presidente Nicolás Maduro disse que o bolivariano está fazendo quimioterapia no hospital militar de Caracas.

A última informação oficial sobre seu quadro era de que o presidente ainda enfrentava uma insuficiência respiratória e respirava com a ajuda de um tubo traqueal.

"Em meados de janeiro [Chávez] foi melhorando, foi possível controlar a infecção [pulmonar], mas seguiu com problemas de insuficiência respiratória. Depois, houve uma melhora de todo o quadro clínico [...] e os médicos e o presidente decidiram iniciar os tratamentos complementares", disse Maduro anteontem à noite.

"[Tratamento complementar] é a quimioterapia aplicada a pacientes depois das operações", complementou.

Maduro disse ainda que Chávez não vai deixar de expor suas preocupações e de "dar ordens ou conselhos" aos ministros por causa de sua situação médica.

O presidente voltou a Caracas na madrugada do último dia 18, após passar mais de dois meses em Cuba, onde foi submetido à quarta cirurgia oncológica em dezembro.

Anteontem, o jornal espanhol "ABC" publicou que Chávez estaria com 35% do pulmão esquerdo comprometido e que, frente à metástase avançada, teria sido levado à residência presidencial na ilha de La Orchilla para passar os últimos dias com a família. O governo negou os rumores.

Em resposta a comentários sobre sua fisionomia, María Gabriela Chávez, filha do bolivariano, escreveu no Twitter: "Não posso estar feliz se meu pai está doente".

A oposição já se prepara para possíveis eleições, que teriam de ser realizadas em até 30 dias no caso da morte do presidente. O pleito também teria de ser convocado se uma junta médica avaliasse que Hugo Chávez não tem mais condições de governar.

ESTUDANTES

Um grupo de cerca de 40 estudantes está reunido desde terça (26) em frente à sede da Direção Executiva da Magistratura em Caracas para pedir ao governo que "diga toda a verdade" sobre a saúde de Chávez. Os manifestantes ainda convocaram uma marcha para hoje em Caracas.

Ontem, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, advertiu os estudantes para que não se aproximassem do hospital em que se encontra o presidente.

"Que não se atrevam a vir porque não vamos permitir nenhuma atividade desse tipo. Estamos preparados para responder em qualquer momento que seja", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página