São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Rússia ameaça interromper envio de gás a Belarus hoje

DA REDAÇÃO

A Rússia deve concretizar hoje a ameaça de cortar o fornecimento de gás a Belarus, caso não haja a um acordo de última hora entre Moscou e Minsk sobre os preços do combustível. Os russos querem um aumento de US$ 45 para US$ 105 por mil metros cúbicos de gás.
A medida, além de deixar ceca de dez milhões de pessoas no país sem poder cozinhar e sem aquecimento, provavelmente afetará países da Europa Ocidental, já que grande parte do gás comprado da Rússia passa por Belarus.
Sergei Kupriyanov, porta-voz da estatal russa Gazprom -que controla 20% do gás enviado para a Europa-, assegurou que a maratona de negociações ocorrida no fim de semana não trouxe, até agora, nenhum fruto.
"As conversas continuam, mas, infelizmente, não nos levaram a um resultado", declarou. "Se o acordo não for assinado, seremos forçados (hoje) a suspender o abastecimento em Belarus. Quanto ao suprimento que passa pelo país com outros destinos, será mantido."
No início de 2006, a Gazprom cortou temporariamente o fluxo de gás para a Ucrânia. Na época, a Ucrânia tinha acabado de instalar um governo pró-ocidental, diferentemente de Belarus, que mantém um governo pró-russo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Protestos pedem renúncia de Zapatero
Próximo Texto: Tailândia: Bombas matam 2 e ferem cerca de 20 na capital
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.