São Paulo, sexta-feira, 01 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco de ataque biológico entra na agenda

DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou que os Correios preparem um modelo para distribuição de remédios e medidas de ajuda à população em caso de ataque biológico em um prazo de 180 dias.
O comunicado da Casa Branca afirma que os Correios e os departamentos de Saúde e de Segurança Doméstica devem trabalhar para criar um modelo capaz de responder a ataques biológicos em larga escala, tendo como principal preocupação o antraz.
"Os Correios têm capacidade para entregar rapidamente remédios para uso próprio em todas as comunidades nos EUA", afirma o texto.
De acordo com o governo, a medida tem objetivo de minimizar doenças e prevenir mortes e complementar a capacidade de distribuição de remédios dos governos locais.
Mesmo sem relação direta com a tentativa de ataque a um voo rumo a Detroit no dia 25, a medida reforça o discurso de Obama de que o governo está fazendo de tudo para evitar que o país sofra novo ataque terrorista.
Desde o episódio, a oposição tem acusado o governo pelas falhas no sistema de segurança que permitiram o embarque do nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab. Já os democratas afirmam que os republicanos estão tentando marcar pontos na política usando o ataque.
Desde 2001, o governo tenta reforçar sua capacidade de resposta a um ataque biológico, quando cartas com antraz foram enviadas a pessoas em diversos locais do país, causando cinco mortes.
Os Correios deverão desenvolver um plano para assegurar a escolta dos funcionários responsáveis pela entrega de remédios.
O comunicado afirma ainda que o governo precisa desenvolver uma rápida capacidade de resposta com ampla distribuição de medicamentos em casos de ataques biológicos.
Os departamentos de Segurança Doméstica e de Saúde terão 90 dias para desenvolver a estratégia de operação. As pastas também deverão criar um plano dentro de seis meses para que órgãos essenciais do governo continuem funcionando em caso de ataque biológico.0 (JL)


Texto Anterior: Terror no ar: EUA fechariam revisão sobre segurança ontem
Próximo Texto: Empresários ajudam brasileiros no Suriname
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.