São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush se diz "preocupado" com Caracas

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, se disse ontem "preocupado" com a "diminuição" da democracia na Venezuela e com os planos do presidente Hugo Chávez de nacionalizar os setores de telecomunicações e energia, anunciados pelo venezuelano no começo do mês.
Foi a primeira vez que Bush falou sobre o tema. Em entrevista ao canal Fox News, disse: "Estou preocupado com os venezuelanos, com a diminuição das instituições democráticas e também com esforços de nacionalização que podem acontecer ou não". Segundo o presidente americano, as nacionalizações vão dificultar a saída dos venezuelanos da pobreza.
As declarações de Bush, no dia em que o Congresso venezuelano sancionou a lei que concede superpoderes a Chávez, soaram mais duras do que as do subsecretrário para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon.
Em viagem a Colômbia, Shannon afirmou ontem que os EUA e "o resto do hemisfério" estarão "atentos" aos usos da lei, mas que ela não é novidade. "A lei não é nada nova na Venezuela. É algo válido dentro da Constituição. Mas, como toda ferramenta da democracia, depende da maneira como se usa", afirmou.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Equador deve aprovar consulta popular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.