São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMORIAL DAY

"Dívida não pode ser paga", diz Bush a soldados

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, marcou ontem o Memorial Day com um discurso no qual citou o custo humano das operações no Afeganistão e no Iraque e declarou que a dívida dos EUA com os veteranos "não pode ser paga". O feriado homenageia todos os militares mortos em guerras.
"Os EUA, em sua história, foram à guerra com relutância por saber de seus custos. A guerra ao terror que travamos hoje nos trouxe grandes custos", disse Bush no Cemitério Nacional de Arlington, onde estão enterrados veteranos.
"Mas, por causa da força e da coragem [dos soldados], os EUA são mais seguros, dois regimes de terror se foram para sempre e mais de 50 milhões de almas agora vivem em liberdade", afirmou, aludindo aos iraquianos e afegãos.
Mais de 800 soldados americanos morreram em 14 meses de conflito no Iraque.

Atentado
Ontem, mais dois soldados dos EUA e outros dois da coalizão, cuja nacionalidade não foi anunciada, morreram em ataques respectivamente no sul do Iraque e na região de Bagdá.
Na capital, a explosão de um carro-bomba ainda matou quatro pessoas e feriu 25. Não ficou claro o alvo do atentado.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA apuram roubos cometidos por soldados
Próximo Texto: Guerra sem limites: Medo de ataques deve causar êxodo de ocidentais na Arábia Saudita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.