São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA ANGLICANA

Bispos conservadores criam grupo que contesta hierarquia

DA REDAÇÃO

Membros conservadores da Igreja Anglicana, liderados por um conselho cuja maioria é de bispos africanos, criaram um "bloco de poder" que desafia a atual hierarquia, embora não rompa com ela. O motivo maior é a insatisfação ante o avanço da aceitação da homossexualidade -em 2003, a Igreja Episcopal, ramo do anglicanismo nos EUA, consagrou seu primeiro bispo gay.
O anúncio foi feito anteontem, após uma semana de encontros em Jerusalém. Os conservadores afirmam falar pela maioria dos 77 milhões de membros da Comunhão Anglicana no mundo.
O bloco -cuja criação foi anunciada como ápice da luta anticolonialista contra a cúpula da igreja- diz que "descendentes dos missionários anglicanos no Reino Unido e nos EUA estão seguindo um "falso evangelho'" que permite uma interpretação maleável das Escrituras.
O arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, líder da igreja, questionou a legitimidade do bloco e disse que ele criará mais problemas do que soluções. Para a líder da Igreja Episcopal dos EUA, bispa Katharine Jefferts Schori, "boa parte do mundo anglicano deve estar lamentando a decisão" do grupo.


Com agências internacionais e o "New York Times"


Texto Anterior: Tabagismo: Holanda proíbe o fumo, mas continua a tolerar a maconha
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / rumo ao sul: Mccain visita Colômbia e México
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.