São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HONDURAS

Chile e México reabrem diplomacia com Tegucigalpa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os governos do México e do Chile anunciaram ontem que vão reestabelecer suas relações diplomáticas com Honduras, um ano após o golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder.
Atualmente o país é governado por Porfirio Lobo, que venceu as eleições que sucederam o golpe.
O governo do Chile anunciou o retorno de seu embaixador para Honduras, o que indica que o país sul-americano vai reconhecer o presidente Porfirio Lobo. Assim como o Brasil e outros países da OEA (Organização dos Estados Americanos), o Chile havia cortado relações diplomáticas com Honduras após o golpe contra Zelaya.
O Brasil não normalizou as relações. Chile e México citaram o relatório da OEA que mostra avanços do país no retorno à democracia.
O Ministério das Relações Exteriores do México citou "avanços significativos" nos problemas oriundos do golpe. O país disse que vai "normalizar" todas as relações diplomáticas com Honduras.
Apesar do anúncio de ontem, o Chile não formalizou a normalização das relações, mas o retorno do embaixador sinaliza que o presidente chileno Sebastián Piñera fará o anúncio em breve.


Texto Anterior: Luiz Carlos Bresser-Pereira: Nacionalismo, liberalismo e capitalismo
Próximo Texto: Colômbia: Bogotá nega estar planejando ataque contra a Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.