São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

229 imigrantes ilegais chegam a porto das ilhas Canárias

DA REDAÇÃO

Uma balsa com 229 imigrantes da África subsaariana chegou ontem às ilhas Canárias. A balsa foi avistada a 92 km da ilha espanhola de Tenerife pelo serviço de salvamento marítimo da Espanha, que a rebocou ao porto de Los Cristianos.
A maioria dos imigrantes apresentava bom estado de saúde, e somente cinco deles foram hospitalizados ao apresentar sintomas leves de hipotermia. Todos os tripulantes eram homens, entre eles 25 menores de idade.
Os 229 passageiros da balsa, que segundo as primeiras informações poderia haver saído da Mauritânia, constituem o maior número de imigrantes chegados às ilhas Canárias numa só embarcação. "Indubitavelmente é a de maior ocupação e de maiores dimensões", assegurou o coordenador de emergências da Cruz Vermelha, José Antonio Corujo.
Estatísticas apontam que 1% dos imigrantes à Espanha chegam em balsas, em uma travessia que traz grandes riscos. "A pobreza e a fome obrigam a estas pessoas a se jogar a vida. A solução está em que os países ricos invistam na África", disse o deputado socialista José Segura.
Desde o início deste ano, 5.392 imigrantes clandestinos chegaram às ilhas Canárias. Recentemente, o Parlamento europeu aprovou normas endurecendo a repressão à imigração ilegal aos países da União Européia, que incluem a detenção por até 18 meses dos imigrantes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Rússia: Gorbachev cria novo partido com bilionário
Próximo Texto: América do Sul: Chávez exalta vitória de Correa em referendo no Equador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.