São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Média de idade de mesários é de 72 anos

DE WASHINGTON

Por cima de todas as indefinições em torno da eleição americana deste ano, há o risco de o processo ser complicado ainda mais pelo número reduzido e pelo despreparo dos funcionários que ajudarão milhões de pessoas a votar amanhã.
Segundo a Comissão de Assistência Eleitoral, a média de idade dos recrutados para trabalhar na eleição deste ano é de 72 anos.
Até a sexta, cerca de 300 mil a 400 mil das 2 milhões de pessoas necessárias para tocar o processo eleitoral ainda não tinham sido encontradas -e o treinamento terminou na semana passada.
A esperança da comissão é que a votação antecipada nesta eleição, que pode levar até 25% dos eleitores às urnas até hoje, diminua a pressão e a carga de trabalho sobre os recrutados amanhã, aliviando o ritmo de trabalho durante mais de 15 horas.
Barbara Jackson, diretora da comissão eleitoral em Baltimore, cidade vizinha a Washington, chegou a afirmar que ""desde que eles (as pessoas recrutadas) consigam respirar e andar, nós estamos aceitando".
Na maior parte dos casos, os recrutados são pessoas idosas, pouco escolarizadas e desempregadas que recebem entre US$ 50 a US$ 100 para fazer o serviço.
Muitos deles são tão pobres ou desatualizados que sequer possuem cartões eletrônicos de banco. Na terça, eles serão responsáveis, em vários Estados, por ajudar eleitores a votar em urnas eletrônicas pela primeira vez na vida.
A comissão eleitoral admite que apenas 1,4 milhão das pessoas foram treinadas. Grandes cidades como Nova York, Los Angeles, St. Louis e Chicago podem ser as mais afetadas.
No início do ano, a comissão tentou recrutar pessoas de dentro do serviço público americano. Foi um fracasso. De cem mil e-mails enviados para o Departamento da Agricultura, por exemplo, apenas 14 responderam positivamente. (FCz)


Texto Anterior: O império vota/Reta final: Em Miami, "não é Osama, é Fidel, estúpido"
Próximo Texto: Voto feminino pode ser o fator decisivo no pleito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.