São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Só um foi julgado por 11 de Setembro

DE NOVA YORK

Nos EUA, Zacarias Moussaoui foi o único integrante da Al Qaeda julgado até hoje por envolvimento no 11 de Setembro. O terrorista franco-marroquino foi condenado à prisão perpétua, escapando da pena de morte.
Nenhum jurado manifestara publicamente objeção à pena capital, o que causou surpresa quando a sentença foi anunciada.
Segundo um dos 12 jurados do caso, que falou sob anonimato, nas três votações da sentença a pena de morte saiu amplamente majoritária. Mas para que o réu fosse condenado à morte não bastava maioria, era preciso unanimidade. O júri depois se justificaria dizendo que Moussaoui desempenhara um papel "menor" na organização dos ataques.
Moussaoui havia sido preso três semanas antes dos ataques por problemas com a imigração. No entendimento da Promotoria, se na ocasião ele tivesse revelado o que sabia, o governo americano poderia ter agido para evitar o atentado -um dos principais argumentos utilizados pelos promotores para pedir a pena capital.
Hoje ele cumpre pena em um presídio de segurança máxima em Florence, no Estado do Colorado.


Texto Anterior: Câmara aprova lei para sepultar passado franquista
Próximo Texto: Hillary sofre ataque de rivais democratas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.