São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veteranos de guerra soviética veem repetição de erros

DO "FINANCIAL TIMES"

Foi em 1985 que o general Igor Rodionov desembarcou em Cabul para comandar os 120 mil soldados do Exército soviético no Afeganistão.
Rodionov é parte de uma irmandade de generais estrangeiros enviados ao país a fim de conquistá-lo. Essa lista, que começou com Alexandre Magno, se distingue por uma característica conspícua: todos fracassaram. Os soviéticos deixaram o país em 1989, após sangrenta campanha de dez anos contra os insurgentes.
Rodionov descobriu ao chegar que não havia frente de batalha. As balas podiam vir de qualquer lugar.
"Bombardeávamos uma aldeia porque havia um ou dois rebeldes abrigados lá. Mulheres e crianças morriam, e isso criou a insurgência", relata.
Quase 15 mil soldados soviéticos e centenas de milhares de afegãos morreram nos mesmos lugares que EUA e aliados hoje lutam para controlar: a fronteira com o Paquistão e as províncias de Candahar e Helmand.
"A guerra se movia em círculos. Avançávamos, e os rebeldes partiam. Recuávamos, e eles retornavam", conta Rodionov.
Outros ex-comandantes soviéticos consideram fúteis os esforços americanos. "Mais soldados só significará mais mortes", diz Gennady Zaitsev.
Para Rodionov, uma vitória militar é impossível. "A única forma de vencer é política. E o [presidente] Karzai não é popular junto ao seu povo", diz.
Pyotr Suslov, ex-agente especial, diz que o maior erro é não dar a devida atenção ao equilíbrio entre tribos afegãs.
Rodionov conclui: "A ideia que existia no momento da retirada era a de que deveríamos ter saído mais cedo".


Texto Anterior: Reino Unido: Gordon Brown confirma 500 novos soldados em missão
Próximo Texto: Mujica sai em busca de acordo com opositores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.