São Paulo, sábado, 02 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR REFORMAS

Líder opositor no Irã se diz pronto para a morte

DA ASSOCIATED PRESS

O líder da oposição do Irã, Mir Hossein Mousavi, disse ontem estar preparado para morrer em defesa dos direitos do povo.
As declarações foram feitas em sua página na internet dias após os choques de domingo entre forças de segurança e manifestantes antirregime nos quais ao menos oito pessoas morreram (incluindo seu sobrinho).
Mousavi afirmou que o Irã vive uma grande crise. Para ele, o governo comete mais erros ao recorrer à violência, e que deve aceitar o direito do povo de se manifestar pacificamente.
O Irã virou palco de protestos antirregime após a eleição de junho, que garantiu a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. A oposição alega que o pleito foi fraudado.
Após os choques de domingo, a repressão foi intensificada. Um representante do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, disse que os oposicionistas deveriam ser executados.
"Uma ordem para executar, assassinar e deter não resolverá o problema", disse Mousavi. "Não temo ser um dos mártires que o povo ofereceu em troca de suas demandas."
Derrotado na eleição, Mousavi defendeu ainda mudanças na lei eleitoral e a libertação de todos os presos políticos como etapas para solucionar a crise surgida após o pleito.


Texto Anterior: Atentado em jogo de vôlei mata 88 e fere 37 no Paquistão
Próximo Texto: Foco: Brasileiros atacados no Suriname festejam Ano Novo apesar do trauma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.