São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE BARACK OBAMA

Afinal, de onde ele é?
Obama nasceu em Honolulu, no Havaí. Dos 6 aos 10 anos, morou em Jacarta, na Indonésia. De volta a Honolulu, ficou até se formar no segundo grau. Estudou no Occidental College, em Los Angeles, e depois em Nova York, onde se formou em ciência política por Columbia. Mudou-se para Chicago, em 1985, para trabalhar como organizador de comunidades carentes. Entre 1988 e 91, fez pós-graduação em direito em Harvard, onde dirigiu a "Law Review". Em 1997, elegeu-se senador estadual em Illinois; em 2004, senador federal.

E seus pais?
Barack Hussein Obama pai (1936-1982) nasceu em Nyangoma-Kogelo, no oeste do Quênia. É da tribo luo. Foi estudar econometria na Universidade de Honolulu, em 1959. Conheceu a estudante Stanley Ann Dunham (1942-1995) num curso de russo. Ann cresceu em Wichita, no Kansas. Eles se casaram em 1960 e se divorciaram em 1965. Obama pai voltou para o Quênia recém-independente do Reino Unido, onde trabalhou para o governo. Morreu num acidente de carro, em Nairóbi. Ann morreu de câncer no ovário.

Hussein? Ele é muçulmano?
Não, cristão, da Igreja Unida da Trindade de Cristo, metodista e afrocentrista. Obama já definiu seu pai como "agnóstico". Seu avô paterno era muçulmano -daí o Hussein no nome do filho e do neto. Também agnóstica, sua mãe, Ann, casou-se de novo, em 1967, com o indonésio Lolo Soetoro (1936-1987), gerente de uma petrolífera, que Obama descreve como "muçulmano não-praticante". Eles se mudaram para Jacarta, onde o senador freqüentou escola não-religiosa, mas que ensinava islamismo.

Ele já usou drogas?
Sim, como conta na primeira autobiografia, "Dreams From My Father" (sonhos vindos de meu pai, de 1995). "Maconha ajudava, e álcool; talvez um pouco de pó quando eu tinha dinheiro", contou, sobre seus anos no Occidental College, em Los Angeles. Em depoimentos recentes ao "New York Times", no entanto, seus ex-colegas de escola do Havaí e da Califórnia dizem que ele pode ter exagerado -não no uso de drogas, mas na descrição do uso, que dizem que era muito eventual. Os ex-colegas contaram que ele já se destacava como orador.


Texto Anterior: "Obama herdou da mãe a maneira de pensar"
Próximo Texto: Americanas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.