São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Principal partido anti-Uribe decide ter candidato próprio

DA REDAÇÃO

O Polo Democrático Alternativo, principal partido de oposição na Colômbia, decidiu que terá candidato próprio nas eleições presidenciais de 2010. A determinação do partido esquerdista aconteceu durante o congresso do partido, na noite de sábado, em Bogotá.
Foi reeleito para a presidência do partido o ex-juiz Carlos Gaviria, que obteve 794 votos na consulta interna da agremiação, contra 471 de Luis Carlos Avellaneda, segundo informou o jornal "El Tiempo". Apesar de lançar candidato próprio, o partido não descarta uma eventual aliança no segundo turno das eleições.
Com a deliberação, foi rechaçada a proposta da ala moderada do PDA, do ex-prefeito de Bogotá Luis Garzón e do senador Gustavo Petro, que defendia uma coalizão de partidos para derrotar o presidente Álvaro Uribe, caso ele decida disputar um terceiro mandato.
Pelas regras atuais, porém, o atual líder colombiano não pode concorrer novamente à reeleição. Mas integrantes de sua base de apoio se movimentam para tentar mudar a Constituição e garantir que ele possa concorrer. O Partido Social da Unidade Nacional recolheu cinco milhões de assinaturas para que haja um referendo. A proposta está no Congresso.
O próprio Uribe já disse que tentaria se candidatar caso seus aliados não conseguissem escolher um candidato de consenso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Em meio a desabastecimento, Chávez ocupa fábrica de arroz
Próximo Texto: México: 3.000 soldados chegam a Ciudad Juárez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.