São Paulo, terça-feira, 02 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil pode dar visão realista a EUA, diz Teerã

DE GENEBRA

Hillary Clinton deveria conversar com autoridades brasileiras a respeito do Irã para ter uma visão "mais realista" sobre Teerã, afirmou ontem o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki.
Para Mottaki, que está em Genebra participando da abertura da sessão anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Brasil e Irã dividem uma visão comum "em vários assuntos".
"Acho que para as autoridades americanas é uma oportunidade importante conversar com as autoridades brasileiras", disse o ministro em entrevista coletiva ao ser indagado se havia algo sobre o que o Irã gostaria que o Brasil intercedesse em seu favor com os EUA durante a visita de Hillary, amanhã.
"Acho que isso pode levá-las a ter uma visão mais realista do Irã." O chanceler iraniano afirmou que ele e o brasileiro Celso Amorim estão "conversando constantemente sobre todos os assuntos". A aproximação do Brasil com o Irã é vista com ressalvas pelos EUA, que gostariam de ver Brasília pressionar Teerã para abrir mão de seu programa nuclear, que os iranianos dizem ter fim pacífico mas que o Ocidente teme visar a bomba. (LC)


Texto Anterior: Lula deve se reunir com dissidentes no Irã, afirma ministro
Próximo Texto: Espanha cobra Venezuela devido a suposta relação com ETA e Farc
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.