São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Karzai acusa "estrangeiros" por fraudes em sua reeleição

DA REDAÇÃO

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, acusou ontem "os estrangeiros" de terem organizado a "fraude generalizada" ocorrida na eleição presidencial de 2009, na qual ele foi reeleito. Karzai culpou especificamente o ex-membro da missão da ONU no país Peter Galbraith e o chefe dos observadores europeus, Philippe Morillon, e disse que os votos "estavam sob o controle de uma embaixada", sem explicar qual.
As acusações foram rechaçadas pelos EUA. "Karzai deveria assumir a liderança de seu governo para convencer a comunidade internacional e os afegãos de que toma medidas para reduzir a corrupção", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley.
A reputação internacional de Karzai ficou arranhada depois que um órgão eleitoral apoiado pela ONU descartou um terço dos votos dados a ele na eleição do ano passado por suspeitas de fraude e irregularidades.
Atualmente, o presidente discute com o Parlamento e as Nações Unidas medidas antifraude para as eleições legislativas previstas para setembro. Anteontem, porém, a Câmara Baixa do Parlamento afegão rejeitou o projeto de Karzai de expandir seu controle sobre as instituições eleitorais do país.
Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: China, Irã e Brasil, tudo a ver
Próximo Texto: África: Militares detêm por algumas horas premiê de Guiné-Bissau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.