UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU chega para gerir programas humanitários

DA REDAÇÃO

A primeira equipe de funcionários graduados da ONU que trabalhará na reconstrução do Iraque chegou ontem a Bagdá, chefiada pelo português Ramiro Lopes da Silva, coordenador da ajuda humanitária ao país. O organismo mundial conta agora com 60 funcionários internacionais no Iraque -10% da força que tinha antes da guerra.
O grupo é composto por 21 membros de agências como o Programa Mundial de Alimentação (PAM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo criar ou restabelecer programas humanitários no país.
Questões imediatas de ajuda humanitária caberão aos 3.400 iraquianos que trabalham para a ONU e a outros organismos.
Os carregamentos de comida e materiais médicos e hospitalares para o Iraque têm aumentado nos últimos dias. O PAM anunciou o envio de 29 caminhões carregados para Nassiriah e Basra (sul).
O grupo americano Creative Associates International, que venceu uma concorrência de US$ 62,6 milhões para reestruturar o sistema educacional iraquiano, declarou que pretende reiniciar as aulas em 1º de outubro.
Ontem, os EUA reativaram a refinaria de Basra (sul), uma das mais importantes do país, com capacidade reduzida para 28 mil de seus 140 mil barris diários. Washington pretende usar parte da receita do petróleo iraquiano para financiar a reconstrução.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: EUA devem indicar civil para governar país
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.