São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Ken Livingstone acha que é desperdício dar descarga após urinar

Prefeito londrino não dá descarga

ANDY MCSMITH
DO "INDEPENDENT"

Ken Livingstone, o prefeito de Londres, conduziu a batalha pela melhoria ambiental a um nível completamente novo. Nos últimos 15 meses, revelou Livingstone ao "Independent", ninguém em sua casa deu a descarga depois de urinar.
O prefeito explicou que estava conduzindo uma experiência com base no ditado: "Se for amarelo, deixe estar" [em inglês: "If it's yellow, let it mellow"]. A idéia funcionou tão bem que ele agora espera que todos os londrinos façam o mesmo.
Informações recolhidas em pesquisas conduzidas pelo gabinete do prefeito dizem que as alterações climáticas ocupam lugar quase tão importante quanto o crime e o custo de vida no topo da lista de preocupações dos londrinos. Mas Londres é uma cidade perdulária, que desperdiça com a lavagem de carros, irrigação de jardins e descarga de urina milhões de litros de água purificada. O prefeito considera que sua experiência pioneira possa ser uma chance de convencer os londrinos a alterar seus hábitos esbanjadores.
"Há certa dose de mudança que se pode promover alterando o projeto das edificações e assim por diante, mas os avanços realmente importantes derivam de mudanças de estilo de vida. Se as pessoas usarem um pouco menos os seus carros e um pouco mais as suas bicicletas, derem menos descargas em seus banheiros, garantirem que suas lâmpadas tenham boa eficiência energética, e outras mudanças como essas, isso fará grande diferença", afirmou.
Livingstone deixa claro que seu argumento é basicamente econômico. "Se continuarmos a desperdiçar no volume atual, Londres ficará sem água. Nós usamos cerca de 30% mais água dos que os franceses e alemães. Os londrinos usam mais água que os moradores de qualquer outra cidade britânica, e basicamente nós a desperdiçamos. Um terço de toda a água usada serve para dar descarga nos sanitários, e na verdade não existe nenhum motivo lógico para dar descarga se você simplesmente urinou. Isso já bastaria para propiciar grande economia."
O prefeito diz que não houve problemas em sua casa.
"A experiência em minha casa, que já está no segundo ano, foi um grande sucesso. Nós a mantivemos mesmo durante o verão, e em nenhum momento atraímos moscas ao banheiro. Afinal, por que um inseto gostaria de provar uma dose de detritos nitrogenados? A urina não tem qualquer valor nutritivo. O problema é que muitas pessoas consideram que a urina é uma espécie de forma líquida de suas excreções. Muitos jardineiros guardam sua urina em barris e a usam como fertilizante. As raízes das plantas adoram".


Tradução de Paulo Migliacci


Texto Anterior: "Eixo do mal": Irã denuncia à ONU "ameaças" americanas
Próximo Texto: Panorâmica - América Latina: Toledo é office-boy dos EUA, diz Caracas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.