São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voo vazio reflete baque no turismo

DA ENVIADA À CIDADE DO MÉXICO

O Boieng 777 da AeroMexico que partiu anteontem de São Paulo com destino à capital mexicana era um termômetro do impacto da crise provocada pela nova gripe A(H1N1), que vinha sendo chamada de "gripe suína", para a indústria turística do país: cem passageiros -menos da metade da quase lotação esperada para uma véspera de feriado (280 pessoas) e pouquíssimos brasileiros.
Uma delas era Paula Oliveira, que voltava das férias no Brasil para a Cidade do México, onde vive há 11 anos. "Nem pensei em adiar a passagem. Disse a minha mãe que não se preocupasse, que estou me cuidando e que quem corre mais riscos é quem anda de metrô", afirmou.
Para ela, que não usava máscaras cirúrgicas ontem, as notícias veiculadas sobre a doença são um exagero.
No voo, chamou atenção o fato de, apesar dos alertas da OMS (Organização Mundial de Saúde) e das recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a tripulação da AeroMexico não ter mencionado o surto da nova gripe no México nem ter reforçado as instruções, algumas divulgadas desde a semana passada (lavar sempre as mãos, usar máscaras, evitar locais com grande aglomeração de pessoas etc).
Questionado o motivo pelo qual só uma aeromoça usava máscara, um comissário afirmou que as medidas de proteção eram uma questão "pessoal".
No desembarque, não houve também movimento para explicar aos visitantes as regras de exceção da cidade em vigor na cidade, sem restaurantes ou cinema, além da recomendação do uso de máscaras.
À disposição, havia apenas folhetos sem nenhuma informação específica sobre como encontrar ajuda em caso de suspeita de contaminação na Cidade do México.
A situação era distinta com os passageiros que tentavam deixar o país, que eram submetido à avaliação médica e medição de temperatura. (FM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: AeroMexico vai suspender multa para remarcação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.